Reprodução: DCM

 

Li com toda atenção o resumo do texto substitutivo da PEC Emergencial. Mais algumas granadas colocadas em nossos já esvaziados bolsos pelo incompetente ministro Guedes, o vassalo dos banqueiros. Sem capacidade de enfrentar a crise e buscar recursos onde existem, outra vez nos ataca, como na reforma da previdência.

Agora cria gatilhos, obrigando governadores e prefeitos a congelar as remunerações de servidores em geral, veda admissões, promoções e outros direitos . Aproveita a emergência da necessidade da concessão dos auxílios emergenciais para jogar a conta para servidores, policiais, professores e todos do SUS, que estão agindo como heróis na pandemia. Mais uma bordoada pesada.

Como quem vota são deputados e senadores, hoje em maioria negociando emendas e cargos no famigerado Centrão que Bolsonaro jurava combater na campanha, estamos em gravíssimo risco.
E pouco se pode fazer de prático em termos de pressão mais contundente com o Congresso em funcionamento virtual, reconhecido, é claro, o esforço das entidades de classe. Desgraçadamente, a Covid-19 tem servido para muitas negociatas, falcatruas e assaltos aos direitos legítimos dos trabalhadores .

Brasília hoje é o caldeirão das maldades para os servidores da ativa e os aposentados. E os supersalários de tantos outros continuam intocados, sem nenhum respeito ao teto. Terrível.

 


José Maria de Paula Correia foi vereador de Curitiba, secretário de Estado e presidente da Paranaprevidência.