Com grande repercussão no Tribunal de Justiça, o lançamento da versão impressa da Revista da Aconjur nº 5 contou com a presença de convidados e autoridades, entre as quais o chefe do Judiciário, desembargador Luiz Fernando Keppen. A cerimônia aconteceu no dia 20 de março, na esplanada do prédio anexo ao Palácio da Justiça. O informativo, que circula desde dezembro de 2023 na modalidade online, reúne artigos e estudos jurídicos importantes no campo do Direito e das Ciências Sociais. As fotos no final desta matéria mostram como foi o evento.

 

Estudos jurídicos: lançamento da Revista da Aconjur nº 5, com artigos de consultores jurídicos e convidados, movimentou o Tribunal de Justiça no dia 20 de março (foto: Aconjur-PR)

 

 

Acesse, aqui, a versão online da Revista da Aconjur nº 5.

 

 


Sobre o lançamento da ‘Revista da Aconjur’ nº 5

Mário Montanha Teixeira Filho

 

 

Participamos, neste 20 de março de 2024, do lançamento da versão impressa da Revista da Aconjur nº 5, que circula, no formato eletrônico, desde o final de 2023.

Completa-se mais uma edição desse importante veículo de divulgação de trabalhos jurídicos, que surgiu no dia 11 de dezembro de 2017, ainda com o nome Revista da Assejur. Desde aquela data, fizemos um grande esforço para manter a periodicidade anual da revista. E esse propósito foi atingido. Descontado o longo, complexo e dramático intervalo de tempo que marcou a pandemia, conseguimos tornar pública a nossa mensagem.

E a nossa mensagem é de interesse coletivo, não se limita a questões internas. São trabalhos que alcançam diversas áreas do Direito, elaborados por pessoas cuja atuação é essencial para o funcionamento da máquina judiciária. São as manifestações, os pareceres e os estudos dos consultores que definem e dão respaldo jurídico à política administrativa adotada pelo Tribunal de Justiça. Isso não é pouco.

Ao divulgar esse trabalho, a Revista da Aconjur se coloca acima das intenções meramente corporativas e avança em direção a temas que estruturam a própria sociedade em que vivemos. O que se quer com esse tipo de publicação é assegurar espaço no campo da produção científica e da análise do direito em face de uma realidade cada vez mais complexa e cheia de contradições. Não por acaso, na recente mudança estatutária que ocorreu em nossa associação, e que foi concluída em 2021, a manutenção de um informativo com as características da Revista da Aconjur se pôs como competência central do Departamento de Comunicação.

Isso está no artigo 21 do novo Estatuto, que atribui a nós, os diretores da área, os seguintes deveres: […] “IV – organizar o conteúdo de trabalhos jurídicos elaborados por associados e personalidades da área do direito, para publicação em revista científica […]”; e “V – “assegurar a periodicidade da publicação da revista mencionada […]”.

Recebemos essa tarefa, portanto, e a realizamos com disposição e entusiasmo. O próximo desafio, agora, será ampliar o alcance da nossa revista, divulgá-la mais intensamente nos meios acadêmicos e buscar a consolidação do seu caráter científico.

Contamos com nossos colegas nessa empreitada, porque nós, consultores jurídicos, pelo papel que nos cabe na administração da Justiça, temos muito a dizer. E a nossa revista, a Revista da Aconjur, está aí para isso. Vida longa a ela! [*]

 

 

[*] Ver, a respeito, o texto Vida longa à Revista da Assejur”, publicado na seção Palavra Livre do site da Aconjur-PR em 9 de janeiro de 2018.

 

Mário Montanha Teixeira Filho é diretor do Departamento de Comunicação da Aconjur-PR.

 

 


Imagens

Fotos: arquivo Aconjur-PR