Um artigo sobre a fiscalização de contratos administrativos foi publicado na Revista da Aconjur nº 4, cujo lançamento aconteceu em outubro de 2022. O texto foi elaborado por Clerilei Aparecida Bier e Mariana Montrose Marques, da Esag/Udesc, e também está reproduzido na seção Artigos do site.

 


Gestão de contratos administrativos: a necessidade de fiscalizar e as dificuldades inerentes

Clerilei Aparecida Bier e Mariana Montrose Marques

 

 

Resumo

O artigo pretende demonstrar o contexto em que está inserido o tema de gestão de contratos administrativos, especificando o poder dever de fiscalizar o contrato e as dificuldades enfrentadas na prática da fiscalização contratual. A oportunidade foi identificada considerando que as atividades de fiscalização contratual não são específicas de nenhum cargo, e por esse motivo o funcionário que assume essa responsabilidade não foi preparado para assumir essa função; dificultando a operacionalização dessas atribuições. Foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, através da revisão sistemática, para a construção do referencial teórico sobre o tema. Os resultados contribuem para a discussão sobre o tema, e permitem concluir que se faz necessário e emergente que a administração pública atue no sentido de capacitar e orientar seus representantes; possibilitando que eles atuem em consonância com a legislação e que garantam que os resultados obtidos estejam alinhados com o interesse público da contratação.

Palavras-chave: Gestão de contratos administrativos. Fiscalização de contratos. Gestor e fiscal de contrato.

 


Sumário

 

  1. Introdução
  2. Breve escorço da evolução da administração pública brasileira
  3. As contratações públicas
  4. A gestão dos contratos administrativos: um poderoso instrumento para a eficiente execução contratual
  5. Considerações finais

 

 

Clerilei Aparecida Bier é professora de Direito do Trabalho na graduação e do Programa de Mestrado do CCA/Esag/Udesc, doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid (1990), pós-doutora pela Faculty of Business – University of Technology, Sydney (Bolsista CNPQ – 2007), pós-doutora pela Facultad de Dret – Universirat de Barcelona (2014).

 

Mariana Montrose Marques é bacharel em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialista em Gerenciamento de Projetos – FGV, mestre em Administração Pública Esag/Udesc, administradora na Divisão de Contratos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.

 

 

Clique, aqui, a íntegra do artigo.