Paranaprevidência: instituto aguarda regularização cadastral de 12 mil benficiários (foto: AEN / reprodução)

 

No final de 2023, a Paranaprevidência, órgão responsável pelo repasse de aposentadorias e pensões de parte do funcionalismo público estadual, divulgou uma nota em que alertava sobre a obrigatoriedade de recadastramento dos beneficiários. Se isso não fosse feito, dizia o alerta, os pagamentos devidos ficariam suspensos a partir de janeiro de 2024. Dos 113 mil beneficiários, 101 mil atenderam ao chamamento. Outros 12 mil, porém, não adotaram as medidas necessárias, ficando temporariamente sem receber os seus créditos previdenciários.

Regularização – Para a regularizar a situação, com o desbloqueio das verbas, os atingidos pela medida deverão fazer o recadastramento por APP, pelo site da instituição (https://www.paranaprevidencia.pr.gov.br/) ou presencialmente. A liberação dos valores, então, acontecerá no prazo máximo de 72 horas após 31 de janeiro. Já os servidores do Judiciário que recebem diretamente pelo Tribunal de Justiça têm os seus cadastrais controlados diretamente pelo Departamento Econômico e Financeiro. As recomendações da Paranaprevidência, portanto, não os atingem.

 


Saiba como fazer o desbloqueio

(extraído do site do Sindijus-PR)

 

 

  • Site da Paranaprevidência

Acesse www.paranaprevidencia.pr.gov.br – na parte superior da tela, clique em “Entrar”. Caso não lembre ou não tenha a senha, é possível redefini-la. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O beneficiário receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.

 

  • Aplicativo para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.seap.paranaprev

 

  • Aplicativo para IOS

https://apps.apple.com/br/app/prprev/id1543418034

 

  • Endereço da Paranaprevidência

Rua Inácio Lustosa, 700 – Bloco Previdenciário (São Francisco – Curitiba/PR_

 

  • Esclarecimentos de dúvidas

Site: https://www.paranaprevidencia.pr.gov.br/Pagina/Recadastramento

Telefone: 0800-643-0037.