Um bairro destruído: vista aérea do Pinheirinho antes da desocupação violenta realizada em janeiro de 2012 (foto: Sindmetal/SJC)

 

Será lançado no dia 27 de julho, em Curitiba, o livro “Desocupação do Pinheirinho: a Justiça tem lado”, do consultor jurídico aposentado Mário Montanha Teixeira Filho. A obra tem como tema um grande despejo que aconteceu na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, em janeiro de 2012 (veja resumo no final desta matéria). Confira, a seguir, as informações sobre o lançamento.

 

 

O Pinheirinho, na Zona Sul de São José dos Campos, era um assentamento de um milhão de metros quadrados que existia desde 2004. Viviam ali quase oito mil pessoas, que formaram uma organização integrada ao cotidiano da cidade. Para cumprir uma liminar de reintegração de posse dada pelo Judiciário – o imóvel estava abandonado quando ocorreu a ocupação –, o poder público, sob o comando da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, destruiu, numa ação truculenta e ilegal, as construções que havia no lugar, provocando uma crise social e humanitária gigantesca. O massacre do Pinheirinho, consumado no dia 22 de janeiro de 2012, é o tema central de uma pesquisa feita por Mário Montanha Teixeira Filho, reproduzida no livro que será lançado no dia 23 de julho. A obra analisa em profundidade as circunstâncias em que se deu essa tragédia, cuja melhor síntese talvez se encontre no seu título, que denuncia uma realidade antiga e cruel: a Justiça tem lado.