Na Assembleia Legislativa: deputados aprovaram projeto do governo estadual que modifica contribuições para a Paranaprevidência (foto: reprodução/Alep)

 

Cercado de polêmicas, um projeto do governo que prevê a desoneração do Estado de contribuições para a Paranaprevidência foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 23 de junho. Segundo a justificativa oficial, a mudança é necessária devido à reforma da Previdência votada pelo Congresso Nacional. O Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná (FES) já se posicionou contrariamente à medida. Segundo representantes do funcionalismo, com as alterações impostas ao sistema previdenciário estadual em 2019, a alíquota de contribuição dos servidores passou de 11% para 14%. Isso resultou num superavit de mais de R$ 15 bi nos fundos previdenciários.

Emendas – Nove emendas, apresentadas por deputados da oposição, foram analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça. Todas receberam pareceres desfavoráveis à aprovação. Uma delas previa o retorno do desconto de 11% nas folhas salariais dos servidores públicos.