Mudança na Paranaprevidência: a partir de outubro, instituição vai centralizar pagamentos por intermédio do Banco do Brasil (foto: divulgação / reprodução)

 

Pensionistas e servidores aposentados que recebem pensões e proventos diretamente da Paranaprevidência, desde que vinculados ao fundo previdenciário, devem ficar atentos aos pagamentos que acontecerão a partir do mês de outubro. É que o governo do Estado ampliou convênio com o Banco do Brasil, que ficará responsável pelos repasses de benefícios também a esses setores.

Portabilidade – O fato de o Banco do Brasil centralizar as contas-salário, no entanto, não obriga nenhum beneficiário a se manter nessa instituição. A portabilidade (quando o cliente escolhe o banco para o qual pretende que seus vencimentos sejam transferidos) é um direito que se mantém. De qualquer modo, os interessados devem buscar, o quanto antes, a definição do mecanismo de pagamento da sua preferência. Para isso, é importante que façam, o quanto antes, contato com o Banco do Brasil. No shopping Estação, em Curitiba, existe uma central de atendimento, que facilita todo o processo. O posto está localizado no sétimo andar.

Site – Mais informações podem ser obtidas diretamente na página da Paranaprevidência na internet: www.paranaprevidencia.pr.gov.br/.

 


Como proceder em cada caso

 

  • Pensionistas – todas as pessoas enquadradas nessa categoria deverão procurar o Banco do Brasil, seja para regularizar as contas individuais, seja para fazer portabilidade (recomenda-se contato com o posto instalado no shopping Estação, em Curitiba).
  • Aposentados que recebem pelo fundo previdenciário e têm os contracheques emitidos pela Paranaprevidência – deverão utilizar o mesmo procedimento válido para pensionistas.
  • Aposentados que recebem pelo fundo previdenciário (Paranaprevidência) com contracheques emitidos pelo Tribunal de Justiça – o pagamento dos proventos não sofrerá nenhuma alteração.
  • Aposentados que recebem diretamente pelo Tribunal de Justiça (fundo financeiro) -o pagamento dos proventos não sofrerá nenhuma alteração.